AMIMT

Cartas da diretoria

Um balanço do primeiro trimestre

Caros associados,

Entramos no segundo trimestre de 2019. Quantas coisas importantes para a Medicina do Trabalho vivenciamos em três meses!

Já iniciamos o ano com as mudanças de regras para o registro de Qualificação de Especialista em Medicina do Trabalho (RQE), propostas pela Resolução CFM nº 2219/2018, com medidas em estudo junto aos órgãos competentes para que a Medicina do Trabalho seja tratada da mesma forma que outras especialidades. Há de ser reconhecida a importância da Medicina do Trabalho como especialidade: cerca de 33 milhões de trabalhadores foram avaliados por um médico do trabalho em 2018, pensem o que significa esse número na saúde pública brasileira.

Nem bem tínhamos digerido a maléfica Resolução CFM 2219/2018, nos surpreenderam com a Resolução 2227/2018, versando sobre a Telemedicina. Dessa vez, os médicos e entidades representativas de classes se voltaram para um mesmo objetivo e conseguiram que a referida resolução fosse revogada, mostrando a força dos médicos quando unidos pelo mesmo objetivo.

E, para não só falarmos em ações com impactos negativos, lembramos que, em maio de 2019, teremos, o tão esperado 17º Congresso Nacional da ANAMT, em Brasília. O tema central será “Valores essenciais frente às transformações do trabalho: hoje e amanhã”.  Serão dias de aprendizado, compartilhamento de experiências e discussões, em uma programação que combina a discussão dos grandes temas da atualidade com a aplicação de novos conceitos e práticas.

Teremos 15 cursos e oficinas pré-congresso, mais de 150 palestrantes de renome nacional e internacional, sessões especiais, 15 semi-plenárias e 15 seminários. Serão apresentados mais de 200 trabalhos científicos, teremos um corredor temático de questões práticas e cotidianas para os médicos do trabalho e terminaremos o congresso com o Seminário Nacional de Perícias Médicas ANAMT/ABMLPM. Será um evento imperdível.

Lembramos também que, em novembro, teremos eleições AMIMT. Se você tem os requisitos para se candidatar a algum cargo da diretoria executiva, pense em como poderá contribuir para a nossa associação.

Para terminar, estamos vivendo um processo eleitoral conturbado na ANAMT. Há decisões não previstas estatutariamente, infundadas, monocráticas e autoritárias por parte da atual diretoria da ANAMT. Mas isso será tema de um informativo futuro, quando vocês saberão de todos os acontecimentos.

Fiquem de olho!

Meu fraterno abraço.

Walneia Moreira

Presidente da AMIMT