AMIMT

Sociedades de Especialidades: sindicato faz primeira reunião conjunta para indicação dos delgados sindicais por especialidade

O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais realizou a primeira reunião conjunta com representantes das sociedades de especialidades para tratar do tema “delegados sindicais por especialidade”. O encontro aconteceu dia 1º de dezembro, na sede do Sinmed-MG, sendo conduzido pelo diretor-presidente, Fernando Mendonça.

Compareceram os seguintes representantes: Cláudia Helena Ribeiro da Silva, vice-presidente da Sociedade de Anestesiologia (SAMG); Fábio Atsuhiro Kimura, 2º secretárioda Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), representando também a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI – Curso ECTE); Letícia Ferreira L. Giordano Gários, presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMIMT); Marco Túlio Lopes Caldas, presidente da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); e Cláudio Drummond Pacheco, membro da diretoria da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP).

Fernando Mendonça explicou que a indicação de delegados sindicais também por especialidade é uma iniciativa da atual diretoria que assumiu em julho/2016. Até então os delegados eram escolhidos apenas por local de trabalho.

Segundo ele, o processo começou com a visita da nova diretoria a várias sociedades de especialidade, visando promover uma aproximação do sindicato e conhecer melhor as demandas de cada especialidade.

Esclareceu que o sindicato não tinha nenhuma vinculação política partidária, embora “fazer” política seja da natureza de um sindicato, mas sempre buscando o melhor para o médico. Explicou também que existia um pensamento que o sindicato só trabalhava com os médicos da saúde pública, o que não é verdade. Falou também do novo slogan – “Com você o Sinmed-MG faz”, o que reforçava a importância dessa aproximação com as sociedades.

Segundo o diretor-presidente serão quatro delegados por especialidade, sendo dois indicados pela Sociedade e dois pelo sindicato. Reforçou que “com essa representação, o sindicato vai ficar mais próximo e poder participar mais nas lutas da categoria”. A princípio 13 Sociedades aceitaram o convite. As indicações devem acontecer até final de janeiro.

Os Delegados Sindicais irão agir em defesa do Médico do Trabalho e atuar juntamente com o Sinmed-MG frente às demandas da área. Dessa forma, os associados AMIMT e Sinmed-MG terão mais um benefício. É mais uma entidade agindo em defesa do trabalho do Médico do Trabalho no estado de Minas Gerais.


Letícia Gários, Marco Tulio Caldas, Fernando Mendonça, Claudia Helena Ribeiro,
Fabio Kimura e Claudio Drummond.