A vida do Médico do Trabalho é marcada por pequenos e grandes enfrentamentos diários. É necessário estar atualizado na Ciência Médica e na legislação. Além disto, o Médico do Trabalho ocupa um lugar importante na vida do trabalhador, muitas vezes como seu confidente, sabedor de suas mazelas e é através do discurso do Médico do Trabalho que tais questões, quando necessárias, são levadas à empresa.
Assim, ele precisa diariamente, além de diagnosticar, trabalhar na prevenção do adoecimento, discernindo os sintomas e constatando o nexo de causalidade com o trabalho. Precisa se atualizar, estudar, escutar, compreender e agir.
Nesse lugar, é comum nos sentirmos sozinhos e desprotegidos. É onde entra a AMIMT, local onde os Médicos do Trabalho podem se reunir, trocar idéias e experiências e, especialmente, um lugar de apoio ao Médico do Trabalho quando necessário seja em questões litigiosas ou em outras situações de insegurança.
A AMIMT foi criada em 1968 e de lá para cá tem crescido sempre agregando cada vez mais sócios. Nossa Diretoria atual é assim constituída:
Nesta nova gestão, temos ainda a presença de três Médicas que estão brilhantemente assessorando a Diretoria. É a AMIMT se preparando para uma nova era, onde estarão presentes os Médicos do Trabalho jovens. Estamos nos preparando para deixar a AMIMT ainda mais atuante, frente às novas tecnologias e meios de comunicação que se aprimoram velozmente e são facilmente apreendidos pela juventude.
As Médicas são:
A AMIMT faz uma reunião científica por mês, sempre na primeira quarta feira do mês. Buscamos temas interessantes e atuais, baseando sempre na demanda dos sócios. A manutenção da data “primeira quarta feira do mês” visa a criar uma rotina entre os participantes, levando-os a deixar sempre um espaço reservado em sua agenda.
Tradicionalmente, fazemos uma jornada no final do ano. Este ano estamos preparando nossa 30ª. Jornada que acontecerá na sede da AMMG, no período de 27 a 29 de outubro de 2016. Destacaremos nesta jornada a importância da transdisciplinaridade entre as diferentes especialidades e formações. O Médico do Trabalho experimenta contato freqüente com os profissionais da Segurança do Trabalho, com os Fonoaudiólogos, Psicólogos, Nutricionistas, Profissionais de Educação Física entre tantas outras profissões. Também precisamos ter conhecimento ainda que básico de algumas especialidades como a Otorrinolaringologia e a Psiquiatria. E é importante também que estes especialistas vivenciem um pouco mais da Medicina do Trabalho. Por isso, estamos abrindo a Jornada para a participação deles.
Contamos com a presença cada vez maior de você Médico do Trabalho.
Juntos podemos contribuir muito mais.
Letícia Lobato Gários