AMIMT

Cartas da diretoria

Obrigada pela parceria

Prezados colegas e amigos da AMIMT,

Ao concluirmos nossa gestão, quero agradecer imensamente aos colegas diretores, que comigo compartilharam essa tarefa, e a todos os associados da Associação Mineira de Medicina do Trabalho, que tanto contribuíram com a nossa Diretoria.

Ser presidente de uma instituição tão especial como a AMIMT é uma honra e traz muito aprendizado. Apesar de este ter sido meu terceiro mandato no cargo, não deixou de ser um grande desafio, principalmente por estarmos vivendo uma avalanche de mudanças no trato da Saúde e Segurança do Trabalho em todo o país.

Sempre tive a preocupação de valorizar cada associado, mostrar que a AMIMT existe por vocês e para vocês, além de dar condições para que todos pudessem assim se sentir.

Sem dúvida, tive o privilégio de ter na Diretoria colegas dedicados e competentes, cada um com sua habilidade, que, juntos, formaram uma bela equipe. E não posso deixar de também pontuar o excelente trabalho desenvolvido pelos novos assessores. Todos os que compuseram a nossa Diretoria fizeram dela uma família, em que cada um, a seu modo, procurou ajudar o outro, visando ao bem da família maior, a AMIMT. Vocês foram especiais e agradecer sempre será pouco.

Logo de início nos envolvemos nos preparativos do nosso Jubileu de Ouro, que foi lindo. Relembramos o passado, homenageamos o presente e projetamos o futuro! Fizemos reuniões cientificas mensais, procurando abordar temas de interesse e discussões atuais. Nossa jornada de 2018 foi um sucesso, assim como a Jornada Sul-Mineira. Participamos de ações junto ao Ministério Público do Trabalho, à Assembleia Legislativa e a outros órgãos de interesses dos Médicos do Trabalho. Nosso grupo de WPP abriu espaço para importantes discussões e reflexões. Contratamos uma empresa de comunicação para nos assessorar, a Prefácio, e obtivemos bons frutos por meio dessa parceria. Participamos das eleições da ANAMT, apoiando e fazendo parte da Chapa Federadas Unidas e saímos vencedores.

Deixamos para o presidente que assumir a possibilidade de termos em breve nossa sede própria. Assinamos um protocolo de intenção junto à AMMG para adquirir 20 m2 no novo prédio que será construído ao lado de onde hoje funciona a entidade. A ideia é que seja um espaço não só para reuniões da Diretoria, mas um abrigo para o rico memorial constituído ao longo dos anos,  onde também estarão disponíveis materiais de estudo para uso de nossos associados. Na mesma assembleia que elegerá futura Diretoria, agendada para o dia 1º de novembro de 2019, votaremos também a aquisição. De antemão, informo que ainda não há consenso sobre a compra e a decisão caberá aos associados.

Pessoalmente, acho que não podemos perder a oportunidade. Ter uma sede própria fortalecerá a nossa associação. Diferentemente do que ocorre em outras associações, a AMIMT não destina qualquer tipo de reembolso ou gratificação a seus diretores, o que nos possibilitou acumular um patrimônio financeiro compatível com a compra da sala. Todo nosso gasto se resume a eventos e atividades em prol dos associados, sob os olhos atentos da  Diretoria Financeira e do Conselho Fiscal, que cumprem a tarefa que lhes cabe com extrema eficiência e seriedade.

Lanço também aqui uma proposta para a compra da sala, que poderá servir ainda a outras associações de classe: o associado que contribuir com R$ 500,00 terá seu nome gravado em um quadro , como sócio benfeitor. Com meu espírito associativo e sonhador, acredito que muitos de nós terão orgulho em ter seu nome ali registrado e sempre lembrado. Deixo aqui um reconhecimento e um agradecimento especial à Cristina, nossa secretária na AMMG, e a toda a equipe da Prefácio, que atendem aos nossos pedidos com zelo e eficiência.

Antes de terminar, gostaria de agradecer à minha família, pela compreensão diante das horas de ausência. Ao meu marido Filipe e aos meus filhos Raquel, Juliana e Daniel, obrigada pelo apoio de sempre.

Ao deixar a presidência da AMIMT, quero direcionar minhas energias à Diretoria de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, à Diretoria de Ética e Defesa Profissional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, aos trabalhos voluntários e à coordenação de saúde na ONG Liga do Bem.  Espero corresponder às expectativas, conto com a ajuda de todos e me coloco à disposição de vocês.

Nossa despedida se dará durante a 33ª Jornada, que será realizada  de 31 de outubro a 2 de novembro, com o tema central O Médico do Trabalho que Traz Soluções e Agrega Valor. Será um evento imperdível e esperamos todos vocês!

Para a nova Diretoria , desejo sucesso e felicidades!

Meu abraço fraterno!

Walneia Moreira