AMIMT

O poder da tecnologia aplicada à saúde

Inteligência digital pode auxiliar médicos e organizações na gestão de dados e no controle e prevenção de doenças

Imagem: pressfoto/freepik

Seja qual for o setor, a tecnologia abriu portas para tornar processos mais rápidos, modernos e ágeis. Na Medicina não foi diferente: a evolução da área foi constante ao longo dos anos, permitindo que médicos, enfermeiros e demais profissionais estejam aptos a lidar com ferramentas e dispositivos atuais, contribuindo para prognósticos mais positivos e ações preventivas.

O avanço da tecnologia também permitiu novas descobertas para o aperfeiçoamento da Medicina. No contexto atual de uma crise sanitária mundial que tem ceivado vidas e causado danos econômicos e financeiros, só é possível desenvolver ações reversíveis por meio das informações, dados e possibilidades fornecidos pela alta tecnologia de que os países dispõem.

Para além dos hospitais e centros de saúde, a tecnologia aliada Medicina também está presente em empresas e organizações. A gestão eficiente de dados de Medicina do Trabalho é altamente necessária para registro e controle de riscos, equipamentos de segurança e saúde ocupacional dos colaboradores. Com a pandemia de Covid-19, contar com o apoio de uma ferramenta tecnológica que facilite o controle e mitigação dessa e de outras doenças no ambiente ocupacional é um grande passo para os médicos e gestores.

Um exemplo é a empresa SmartReports, especializada no desenvolvimento de softwares e soluções sob medida para atender às necessidades de empresas no controle e gestão de informações. Para entender mais sobre a solução e sua aplicabilidade nas organizações, conversamos com o Médico do Trabalho, Dr. Flávio Maciel, que pontuou as principais funcionalidades e os benefícios da SmartReports para médicos e sociedade em geral.

Com qual objetivo essas soluções são desenvolvidas?

Poucas empresas atualmente extraem o real valor das informações nos processos.  A maioria faz gestão com medidas técnicas empíricas, definidas apenas pela experiência, não se ponderando as variáveis de cada processo. Ter informação de valor em tempo real implica em ações imediatas e assertivas com segurança e resultado.

Quais as principais funcionalidades?

Integração de dados gerando informações de valor para gerar degraus estratégicos. Para conseguir ter plataformas com funcionalidade na área de saúde é importante que a estruturação seja feita por profissional da área, com conhecimento em gestão estratégica, para que se consiga alcançar funcionalidade, praticidade e resultado. Caso contrário, serão softwares que geram gráficos.

Quais os benefícios dessas soluções para os médicos? E a população, como ganha?

A gestão dos processos, tempos e métodos de trabalho e a monetização dos procedimentos é conhecimento básico e necessário para todos os profissionais que almejam crescer no mercado de trabalho atual. O “médico” é educado para servir e ter uma plataforma como da SmartReports para transformar suas ideias em insights e alinhar seus procedimentos às metas da empresa, valorizando sua posição nas empresas, clínicas e hospitais. A população ganha em ter profissionais capacitados a tomar medidas que assegurarão sua saúde e segurança – bases do Direito Constitucional.

A gestão das informações por meio dessas soluções tecnológicas auxilia no controle da pandemia? Como isso acontece?

Sim. Isso se dá por meio de Plataformas de Business Intelligence (BI), onde refina-se informações estratégicas para ações assertivas. Todas as competências envolvidas podem ter suas informações integradas e, via monitoramento de indicadores, é possível avaliar a eficácia das ações tomadas. A plataforma de Business Intelligence potencializa seu poder de ação aumentando seu poder de decisão e autonomia na gestão dos processos.