O Médico do Trabalho como referência de capacitação
Na última quinta-feira (1/10), a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho – ABMT recebeu como convidado da série de lives Roda de Conversa com a ABMT o professor da Universidade Federal do Paraná e mestre em Medicina Interna, Dr. João Carlos Lozovey. A conversa sobre o papel do Médico do Trabalho na capacitação do trabalhador foi conduzida pelo Médico do Trabalho e conselheiro Técnico Científico da ABMT, Dr. Paulo Rebelo.
Dr. Lozovey compartilhou pontos importantes de sua experiência na área de comunicação corporativa e educação formal, falando sobre capacitação e treinamento relacionados à saúde ocupacional. Ele ressaltou a importância do tema, especialmente neste momento de pandemia que estamos vivendo:
“A saúde do trabalhador diz respeito à saúde das pessoas em geral, porque não tem como dissociar a saúde do indivíduo dentro do local de trabalho e fora dele. A saúde é única, é integral, então devemos prezar por criar programas de educação para preservá-la. Quando o trabalhador recebe um conhecimento importante de saúde, ele leva esses aprendizados para seus familiares e para a comunidade, o que ajuda a propagar a informação”, afirmou o professor.
Ele deu como exemplo o curso de especialização em Medicina do Trabalho da Universidade Federal do Paraná, do qual é docente, que inclui nas disciplinas um conteúdo de didática. O objetivo não é capacitar o acadêmico para se tornar um professor, mas sim para que ele desenvolva a capacidade de mobilizar múltiplos recursos de modo que essa mobilização agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
Dr. Paulo chamou atenção para a figura do médico como um agente de comunicação, de transformação e de informação para as pessoas a sua volta. Para ele, o Médico do Trabalho, além da relação médico-paciente, deve prezar pelo processo de educação e comunicação do trabalhador, tomando o cuidado para adequar a forma e o conteúdo de acordo com os diferentes públicos-alvo. Dr. Lozovey complementou ressaltando que os grupos que trabalham com SST são multivariados e que o papel do especialista em Medicina do Trabalho na capacitação da saúde do trabalhador vai muito além do que está escrito nas Normas Regulamentadoras.
“Exige-se a nossa capacitação de trabalho em equipe, trocar essas informações, ter respeito, convívio e, por outro lado, temos que ser capazes de compartilhar nossas competências. Muitas vezes nos cabe compartilhar e aumentar essa capacitação técnica e humanística dentro das nossas equipes de trabalho, o que é algo muito complexo, mas necessário”, disse Dr. Lozovey.
Os Médicos do Trabalho compartilharam exemplos práticos de iniciativas de promoção de saúde de suas experiências profissionais, assim como o papel educativo operacional em relação aos cuidados e orientações necessários ao trabalhador. Para assistir a íntegra deste episódio da Roda de Conversa com a ABMT, clique aqui.
Fonte: ABMT