AMIMT

COVID-19: EPIs que devem ser utilizados pelos profissionais de saúde

Estão surgindo várias dúvidas sobre o uso Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que devem ser utilizados pelos profissionais de saúde que estão trabalhando durante a pandemia da Covid-19 , especialmente no que diz respeito ao uso de máscaras. Existem muitas informações sobre o assunto e muitas delas são contraditórias. A Dra. Sandra Gasparini, Médica do Trabalho e Diretora Científica da AMIMT, e o Marcelo Giordano Gários, Engenheiro de Segurança e Vice-Presidente da Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES), recomendam duas referências:

 

  • Orientações da OMS (tabela traduzida) (clique aqui para acessá-la).
  • Nota Técnica nº 04 2020 – ANVISA ( clique aqui para acessá-la).

 

Sobre as máscaras

As máscaras faciais recomendadas são as cirúrgicas ou as N95 e FPP2, ambas descartáveis.

As máscaras cirúrgicas são confeccionadas por tecido próprio – TNT (tecido não tecido) à base de polipropileno (PP) e viscose, que apresentam entre suas propriedades o fato de serem atóxicas e semipermeáveis, impedindo a passagem de partículas ou gotas de fluidos contaminados, obedecendo a rígidos controles de qualidade. Além de serem descartáveis, elas devem ser trocadas a cada 2-3 horas.

As máscaras N95 e FPP2 são confeccionadas em polímero derretido e jateado com ar, em camadas de pequenas fibras, formando poros fixos.  Os dois modelos oferecem proteção contra a penetração de partículas ou gotas de fluidos contaminados, além de possuírem um respirador que não pode ser usado por mais de 08 (oito) horas, pois os poros entre as fibras se tornam obstruídos.

Não é recomendado o uso de máscaras feitas em tecido comum, muitas vezes cedidas por voluntários, como barreira de proteção a agentes biológicos.