Aspectos clínicos da Covid-19 é tema de nova edição do Podcast ANAMT
A nova edição do podcast ANAMT trata dos aspectos clínicos da Covid-19, a partir da publicação Guia Prático ANAMT sobre Covid-19 para atuação dos Médicos do Trabalho. O programa está disponível neste link.
As outras edições do Podcast ANAMT podem ser ouvidas aqui. O texto desta edição segue abaixo:
Aspectos clínicos da COVID-19
Este podcast apresenta um breve resumo sobre os aspectos clínicos da Covid-19, extraído da publicação da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Guia prático ANAMT sobre Covid-19 para atuação dos Médicos do Trabalho, publicado em 14/04/2020.
Inicialmente em relação aos aspectos clínicos e diagnósticos, a publicação refere que a transmissão do coronavírus ocorre de humanos para humanos por contato de gotículas respiratórias (tosse, espirro, catarro), pela saliva oriunda de pessoas infectadas pelo vírus ou contato com superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz e olhos. O período de incubação da infecção por Covid-19, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.
Posteriormente destaca a sintomatologia, quais sejam:
– Febre (>37,8º C);
– Tosse;
– Dispnéia;
– Mialgia e fadiga;
– Sintomas respiratórias de vias aéreas superiores;
– Sintomas gastrointestinais (diarréia).
Ressalta que o quadro clínico é típico de uma Síndrome Gripal, podendo variar desde uma apresentação de sintomas leves ou assintomática, até uma apresentação grave como uma pneumonia ou Síndrome da Angústia Respiratória Aguda.
Em relação ao diagnóstico ressalta que o mesmo é confirmado por teste laboratorial, realizado por meio de transcriptase-reversa, Polymerase Chain Reaction (RT-PCR) , em tempo real e sequenciamento parcial ou total do genoma viral. Pode ser ainda por meio de um teste rápido que detecta anticorpos em uma pequena amostra de sangue que produz resultado em cerca de 15 minutos.
A realização do exame exige solicitação de médico. Ainda não está disponível testagem para toda população, tendo prioridade pacientes sintomáticos e aqueles que tiveram contato com pacientes com Covid-19.
Quanto ao diagnóstico diferencial clínico, o Guia refere:
Covid-19:
– Febre alta (acima de 37,8 graus centígrado);
– Tosse seca;
– Dispnéia;
– Dores musculares;
– Cansaço;
– Diarréia.
GRIPE
– Febre;
– Tosse;
– Cefaléia;
– Dores musculares e articulares;
– Dor de garganta;
– Coriza.
DENGUE
– Febre alta (39 a 40 graus centígrados);
– Cefaléia;
– Dores nos olhos;
– Dores musculares, articulares e óssea;
– Falta de apetite.
Manejo diagnóstico de casos suspeitos pelo Médico do Trabalho:
1) Estabelecer fluxo de atendimento aos trabalhadores, com sala própria e isolada, bem arejada, sem ar condicionado, adotando os protocolos de segurança instituídos pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento do Covid-19
2) Identificação de caso suspeito de Síndrome Gripal e de Covid-19 – Descrição em prontuário 3) Medidas para evitar contágio.
3: Fornecimento de máscara cirúrgica ao paciente
4) Avaliação da gravidade da Síndrome Gripal;
5) Casos leves: manejo terapêutico sintomático e isolamento domiciliar
6) Casos graves: encaminhamento para serviços hospitalares de referência. Verificar a necessidade de chamar o SAMU.
É importante ressaltar as medidas de controle de contágio que devem ser tomadas pelos profissionais de atendimento, estando listadas abaixo:
Profissionais da Saúde:
– Contenção respiratória;
– Máscara cirúrgica;
– Gorro descartável;
– Uso de luvas, óculos ou protetor facial e aventais de TNT gramatura de 30 a 50g/m2, descartáveis, de manga longa, e com punho elástico;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com álcool 70%.
Pacientes:
– Fornecer máscara cirúrgica;
– Isolamento com precaução de contato em sala isolada e bem arejada.