AMIMT

Homenagem ao Dr. Gilberto Madeira Peixoto

Quando penso no Dr. Gilberto, sempre me ocorre seu apreço pela história da Medicina do Trabalho no Brasil e, em especial, em Minas Gerais. Saudosista, colecionava recortes de jornais e fotografias que retratavam os eventos científicos e sociais da AMIMT. Seus pronunciamentos eram eloquentes e cheios de entusiasmo. Ouvi-lo nos eventos científicos de nossa Sociedade me enchia de orgulho pela Medicina do Trabalho. A maneira carinhosa e respeitosa como se referia ao seu trabalho e, especialmente, à história da Medicina do Trabalho em Minas Gerais, me fazia refletir sobre a importância de cuidarmos dos registros históricos não só da vida associativa, mas também da nossa vida pessoal. Como é prazeroso resgatar fotografias e observar aquelas imagens, deixando que nossa lembrança nos transporte ao passado! E assim fazia o Dr. Gilberto aos palestrar sobre a história da Medicina do Trabalho, com sua postura elegante e sua retidão de caráter. Era uma pessoa ímpar, atento aos detalhes, conciliador, tranquilo e ponderado.

Quando penso no Dr. Gilberto, não posso deixar de lembrar sua querida esposa Suzana. Companheira, frequentemente se sentava na plateia para assistir suas apresentações. E a mim encantava observar os seus olhos admirados naquele que era o seu grande companheiro. O exemplo de Suzana estará sempre em minha mente, ao acompanhar com alegria e carinho os passos profissionais do marido, mostrando como é importante na vida a dois manter sempre acesa a chama da admiração.

Minha gratidão pela oportunidade de ter convivido com esse glorioso casal. Deixo aqui minha singela homenagem a esse grande homem, um historiador que deixou sua história registrada na Medicina do Trabalho e, em especial, na AMIMT.

Letícia Ferreira Lobato Giordano Gários

Diretora Administrativa