AMIMT

Educação que transforma

Caríssimos,

Ninguém disse que seria fácil. Assim, os primeiros meses de nossa Gestão foram de intensos trabalhos dedicados a preparar o terreno para as mudanças estruturantes que o cenário atual exige da medicina do trabalho. Uma delas pode ser resumida em duas palavras de muito conteúdo – educação continuada.

 

Para isso, nossa Diretoria Científica iniciou uma reforma no Conselho Técnico, que é composto por presidentes e secretários de Comissões Técnicas (CTs). Temas e problemáticas atuais foram consideradas para que as primeiras seis CTs fossem nomeadas. São elas Ensino & Formação, que terá subcomissões de Graduação, Residência Média e Especialização; Inclusão & Diversidade; Gestão Integrada da Saúde dos Trabalhadores; Promoção da Saúde no Trabalho; História da Medicina do Trabalho; e Perícia Médica (link). Outras duas serão anunciadas em breve – Saúde Mental e Ergonomia.

 

E tem mais. Recentemente publicada, uma carta-convite (clique aqui para acessá-la, assim como os documentos anexos I, II e III) abre a oportunidade para que associados da ANAMT apresentem propostas e projetos para formação de novas CTs e Grupos de Trabalho Temáticos. Esta é mais uma iniciativa inovadora da Gestão 2016-2019, alinhada com a defesa da participação ativa dos médicos do trabalho na produção de material técnico-científico de maior e melhor qualidade para temas de interesse de nossa especialidade. Interessados devem enviar sua proposta até 11 de novembro, seguindo as instruções do documento publicado.

 

Finalmente, uma comissão de Educação Continuada terá o grande desafio de desenvolver um programa que atenda as competências requeridas para o exercício da medicina do trabalho, recentemente revisadas, bem como as demandas específicas das Comissões Técnicas. Para que este programa tenha um maior alcance, estamos incorporando novas tecnologias que possibilitem participação à distância – a começar pelo Fórum Presença ANAMT 2016 que será transmitido via web para todo o país, em tempo real, pela primeira vez. Se você ainda não fez sua inscrição, não perca esta chance. A inscrição é gratuita e pode ser feita online em www.forumanamt.com.br

 

Neste clima de mudanças, encerro minha mensagem relembrando as palavras do educador Paulo Freire – “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Então, convido você a fazer parte deste momento de transformações. Caminhe conosco!

 

Abraços afetuosos a todos e todas,
Dra. Marcia Bandini – Presidente da ANAMT 2016-2019

Fonte: ANAMT