AMIMT

Dr. Hudson Couto lança livro Ergonomia 4.0

O livro “Ergonomia 4.0 – Dos Conceitos Básicos à 4ª Revolução Industrial”, de autoria do médico, Ergonomista e Vice-Presidente da AMIMT, Dr. Hudson de Araújo Couto, e de seu filho Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ergonomista, Dr. Dennis Carvalho Couto, foi lançado na Reunião Científica da AMIMT, do dia 4 de março. A publicação é uma versão atualizada das edições publicadas em 1995 (“Ergonomia Aplicada ao Trabalho”) e em 2014 (“Ergonomia do Corpo e do Cérebro no Trabalho”).

Ao longo dos últimos três anos, os autores mergulharam em pesquisas do que há de mais atual na ciência da Ergonomia, incluindo viagens ao Center for Ergonomics da Universidade de Michigan e ao Congresso Mundial de Ergonomia da IEA, em Florença. Os resultados dos estudos estão nas 225 páginas e 9 capítulos a mais de conteúdo em relação ao livro antecessor. Nelas, estão também anos de experiências acumuladas de consultorias prestadas em diversas empresas do Brasil, englobando a atuação completa do profissional de Ergonomia.

“O livro aborda assuntos cada vez mais atuais à prática dos profissionais de saúde e segurança nas empresas, como o impacto da inteligência artificial, da internet das coisas e de outras tecnologias 4.0 sobre a saúde dos trabalhadores, além de diversos novos conceitos sobre Ergonomia Cognitiva e fatores psicossociais no trabalho”, explica Dr. Hudson.  Os conceitos básicos da Ergonomia, como: biomecânica, calor e fadiga também estão presentes, mas com parâmetros atuais e metodologias de avaliação modernas e recém-validadas. Os conhecidos “checklists de Couto” para lombalgias, distúrbios em membros superiores, trabalho em escritório e demais, foram devidamente revistos e atualizados.

Para adquirir o livro, basta acessar site da Editora Ergo, clicando aqui. A publicação certamente se transformará em um guia de orientação para os profissionais de SST que atuam na área de Ergonomia.

Fonte: http://www.ergoltda.com.br/