AMIMT

Conheça a trajetória da nova Presidente da AMIMT: Dra. Walneia Cristina Almeida Moreira

Mineira, nascida em 05 de junho de 1965. Casada com o médico cardiologista Filipe Moura Moreira e mãe de 3 filhos; Raquel. Juliana e Daniel.

Graduou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais no ano de 1990. Cursou especialização em Medicina do Trabalho pela mesma faculdade em 1992.

Iniciou sua atividade profissional como Médica do Trabalho na Companhia de Saneamento de Minas Gerais e, em 1994, por meio de concurso público, ingressou no quadro de saúde da Companhia Energética de Minas Gerais, onde permaneceu até 2017, quando então aposentou-se nesta empresa.

Desde 1997, atua como perita judicial médica em diversas cidades de Minas Gerais. Por sempre ter trabalhado em empresa de grande porte, teve facilidade para conseguir dados para estudos científicos, o que é marca em sua carreira. Proferiu palestras e apresentou diversos trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais, com destaque para os Congressos da ICOH na Itália, México e Foz do Iguaçu.

Em 1997, a convite da Profa. Elizabeth Costa Dias, assumiu a Diretoria Administrativa da Associação Mineira de Medicina do Trabalho, permanecendo neste cargo por três mandatos.

Entre 2004 e 2007, a convite do Prof Rene Mendes, assumiu a diretoria financeira da ANAMT. No mesmo período, atuou como membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais.

Em 2009, cursou MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, o que, segundo ela, abriu seus horizontes em relação à gestão de saúde do trabalhador. No mesmo ano foi eleita presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho, exercendo este cargo por dois mandatos seguidos. Entre 2012 e 2013 realizou cursos de extensão em Gestão de Projetos, Gestão de Negócios e Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Ainda em 2013, foi agraciada com a Medalha Mérito Médico Capital pela Academia Mineira de Medicina.

Desde 2012, atua como Gestora de SESMT da Empresa Ação Contact Center, empresa do ramo de teleatendimento, com cerca de 3 mil empregados. Desde 2016, atua como médica Coordenadora na Empresa LCM Construtora, empresa com cerca de mil empregados.
É professora convidada no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, onde leciona as disciplinas Ética e SESMT Integrado.

A sua paixão pela Medicina do Trabalho contagiou sua filha Raquel, que seguiu seu exemplo, seguindo também a carreira de médica do trabalho.

Em novembro de 2017, foi eleita, pela terceira vez, Presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho.