A Diretoria de Exercício Profissional da AMIMT apresenta como objetivo principal propiciar subsídios aos seus associados para que eles possam exercer o seu ofício segundo princípios técnicos e éticos. A prática da Medicina do Trabalho exige um aprimoramento contínuo, pois, com mudanças constantes, não é tarefa simples estarmos habilitados para os novos tempos.
Na Medicina, a competência é um atributo central, almejado pelos profissionais e valorizado pelos pares. Entretanto, para que o médico possa ser considerado competente, deve conseguir, de forma ética, fazer uso crítico dos saberes e das informações que detém para resolver situações concretas no cotidiano. O profissional deve estar atualizado no seu campo de atuação, saber organizar aprendizados, dominar habilidades técnicas e psicomotoras e ser capaz de se comunicar de maneira clara e eficiente com seu paciente, família, colegas e outros atores do contexto social, na busca da promoção, manutenção e restauração da saúde e de uma melhor qualidade de vida das pessoas sob sua responsabilidade, muitas vezes, sob pressão de urgências e incertezas. (PERRENOUD et al, 2002; GONTIJO et al, 2013). É justamente no contexto de exercício profissional de “pressão de urgências e incertezas” é que a Diretoria de Exercício Profissional atua junto dos associados, visando a promover oportunidades de discussão sobre situações concretas enfrentadas no dia a dia e estimular o uso otimizado do conhecimento para solucionar problemas.
Na atual demanda, em que inteligência artificial e empatia pelo próximo perpassam a Medicina do Trabalho como parcerias necessárias, não há como nos furtarmos de aprender a lidar com a incerteza e a complexidade. Por isso, a Diretoria de Exercício Profissional propõe, para o decorrer de 2019, um canal direto de informação com o seguintes focos:
Elôa Nolasco Porto
Diretora de Exercício Profissioal