AMIMT

AMIMT realiza sua 35ª jornada científica

A Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMIMT) promoveu este ano a 35ª edição da Jornada AMIMT. O tradicional evento foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro, em formato híbrido, devido às limitações de público decorrentes da pandemia.

Desde o início da crise de saúde pública, as empresas tiveram que se adaptar e criar estratégias para se manterem em funcionamento e ao mesmo tempo protegerem seus funcionários da Covid-19. Grande parte das ações planejadas e executadas para mitigar a infecção no ambiente de trabalho é de responsabilidade do Médico do Trabalho, que já possui como atribuição o zelo pela saúde e segurança de todo e qualquer colaborador.

Com os olhos voltados para esses profissionais e os diversos desafios enfrentados nestes 19 meses de pandemia, além das mudanças mais recentes na legislação que rege a proteção do trabalhador, a 35ª Jornada AMIMT teve como tema central “MÉDICO DO TRABALHO: do protagonismo dos tempos de Covid-19 à atuação estratégica”. No evento, profissionais de todo o país tiveram a oportunidade de debater pontos relevantes para a área, que vive um momento de transformação. 

Um momento desafiador, propício ao fortalecimento da área

Na abertura do evento, a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Dra. Rosylane Rocha, observou que a atuação dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho tem despertado a atenção de gestores e autoridades sanitárias em todo o país e destacou sua importância: “o médico do trabalho atende cerca de 40 milhões de trabalhadores da economia formal. Nós somos o único ou o mais fácil acesso desses brasileiros a uma assistência de saúde de qualidade.”

Dra. Rosylane ainda lembrou que, durante a pandemia, os Médicos do Trabalho não deixaram de atuar um só dia e tiveram triplicadas suas atribuições. “Tivemos que nos desdobrar para atender as demandas da pandemia, dos planejamentos de contingência, dos treinamentos, das campanhas de esclarecimento em relação a própria doença, da sintomatologia e dos cuidados que deveriam ser tomados dentro e fora do ambiente de trabalho, além do próprio monitoramento e acompanhamento clínico dos milhares de trabalhadores que adoeceram. Em muitos casos, o médico do trabalho fez a condução do tratamento desses pacientes antes de encaminhar para a rede pública ou privada, quando necessário.”

Após a abertura, foram realizadas diversas mesas redondas e conferências que enriqueceram ainda mais os debates em torno da atuação do médico do trabalho e dos profissionais de saúde e segurança laborais.

Nova diretoria

Ainda durante a 35ª Jornada AMIMT, os associados elegeram a diretoria da entidade para o biênio 2022-2023. A presidência, ocupada brilhantemente por Dr. Vinicio Cavalcanti e Dr. Hudson de Araújo Couto no biênio 20-21, agora será assumida pelo Dr. Filipe Pacheco Lanes Ribeiro, ao lado da vice-presidente Dra. Letícia Ferreira Lobato Giordanio Gários. Em breve, a associação divulgará a relação dos novos membros da diretoria.