Vacinação dos Trabalhadores
Temos Vacinas para Febre Tifóide ?
Atualmente, dispomos no mundo de duas vacinas de elevada eficácia e baixa incidência de eventos adversos, que devem ser utilizadas sempre que o viajante for para áreas em que a qualidade da água e dos alimentos sejam muito precários. Cabe lembrar que a vacinação não deve ser entendida como uma alternativa para o cuidado rigoroso com a qualidade da água e dos alimentos. Além disso, quando a quantidade de bactérias ingeridas for muito elevada, mesmo a vacina mais moderna não traz proteção completa. As vacinas mais antigas, algumas ainda disponíveis, não devem ser utilizadas por sua baixa eficácia e elevada incidência de reações adversas. As vacinas atualmente disponíveis são a vacina obtida do polissacarídeo capsular Vi injetável e a vacina constituída de cepa mutante Ty21a, administrada via oral. Como citado, as vacinas inativadas de bactérias inteiras, ainda que disponíveis, devem ser evitadas devido à sua baixa eficácia e a elevada incidência de eventos adversos. Este ano, são esperadas chegar ao Brasil vacinas injetáveis com aperfeiçoamento biotecnológico, portanto, mais seguras, através de Gestão do Centro de Referência de Imunobiológico Especial.
Fonte: Vacinas e Vacinação – Guia Prático – P R Vademecum 2005 – Edição Soriak – página 187 São Paulo – Coordenação Prof. Dr. Calil Farhat – Titular da USP Pediatria
Quem deve ser vacinado contra a Febre Tifóide ?
Os viajantes para áreas de alta endemicidade em que a qualidade da água e alimentos sejam muito precários, como motoristas de rotas interestaduais, caminhoneiros e grupos profissionais de risco elevado para a doença em função de suas atividades e ambientes. A vacinação contra a febre tifóide pode ser recomendada para trabalhadores de laboratório de microbiologia que manipulem com muita freqüência culturas de Salmonella typhi. Outra possível indicação em estudo são os manipuladores de alimentos, em especial os de área úmida e também profissionais de saúde em área de risco. Trabalhadores em empresas de tratamento de esgotos ou que realizam o trabalho em área subterrâneas também deve ser considerados.
Fonte: Guia para a vacinação de trabalhadores adultos