AMIMT

Amimt

Nota de pesar – Tragédia em Brumadinho (MG)

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e a Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMIMT) manifestam seu profundo pesar pelos trabalhadores e trabalhadoras vitimados na tragédia de Brumadinho (MG), onde uma barragem da mineradora Vale rompeu-se na tarde desta sexta-feira (25).

Até o momento, autoridades indicam que há sete feridos e cerca de 200 desaparecidos – entre eles, uma equipe médica responsável por atender os profissionais da empresa, inclusive uma Médica do Trabalho. Depositamos nossa confiança na atuação das equipes de resgate e prestamos solidariedade aos familiares dos envolvidos.

Nós, como Médicos do Trabalho, sabemos a importância de atuar sempre de acordo com os mais elevados requisitos de segurança, já que é um direito fundamental do trabalhador voltar para a sua casa e para sua família após um dia de trabalho. E esperamos que as instituições nas quais atuamos tenham o mesmo comprometimento.

Uma tragédia das proporções da que ocorreu em Brumadinho mostra que pouco se aprendeu com o desastre de Mariana (MG), em 2015, pela qual a mesma Vale ainda responde na Justiça. Esperamos que o poder público apure com rigor o ocorrido e puna de forma exemplar os envolvidos.

Diretoria da ANAMT