AMIMT

IX Jornada Sul-Mineira de Medicina do Trabalho foi um sucesso

A IX Jornada Sul-Mineira de Medicina do Trabalho foi realizada no dia 21 de setembro, em Varginha/MG. O evento contou com a participação de 51 profissionais e possibilitou uma maior aproximação entre a Diretoria da AMIMT e os sócios da região sul-mineira. A Diretora Administrativa da associação, Letícia Gários, resumiu a programação. Confira:

A abertura foi feita pela atual Presidente da AMIMT, Dra. Walneia Cristina de Almeida Moreira. Ela agradeceu o convite da regional do Sul de Minas,  representada no evento pelo Dr. Armando Fortunato, e destacou a importância da participação da AMIMT em eventos das regionais para aproximar sua gestão dos médicos do trabalho do interior do Estado.

Em seguida, Dr. Daniel Barra abordou o tema “Trabalho e Adoecimento mental” e, a partir de uma abordagem técnica, reforçou o papel da avaliação do trabalho e do trabalhador em situações de sofrimento mental.

Dando continuidade às apresentações, iniciou-se a mesa-redonda sobre Limbo Previdenciário, coordenada pelo Dr. Pietro Mendes Bianchetti. Dr. Filipe Pacheco dissertou sobre as dificuldades para o Médico do Trabalho, e Dr. Arízio José Fonseca de Azevedo detalhou as diversas especificidades da atuação do perito do INSS nas perícias médicas.

Após um intervalo, foi a vez da apresentação do Dr. Hudson Couto e do Dr. Dennis Couto sobre ergonomia e eSocial. Os profissionais falaram sobre as especificidades das tabelas do eSocial no quesito Ergonomia e listaram exemplos práticos da atuação da Ergonomia nas adequações do trabalho ao homem.

Em seguida, Dr. Rodrigo Lobato tratou da Síndrome de Burnout, tema atual e instigante na prática do Médico do Trabalho. Em seguida, a palavra foi dada à Dra. Jaqueline Azan, que  esclareceu dúvidas importantes referentes ao trabalho de gestantes em ambientes insalubres.

Dr. Vinício Cavalcante Moreira passou, então, à presidência da mesa-redonda com o tema “Aposentadoria e Desaposentadoria”. Ao Dr. Arízio José Fonseca de Azevedo, por sua vez, coube abordar o tema “Aposentadoria especial: critérios atuais para enquadramento”.

A jornada foi encerrada com uma palestra do Engenheiro Marcelo Gários sobre o “Desafio na reintegração do trabalhador”.

O evento foi um importante momento de aproximação da Diretoria da AMIMT com os sócios da região sul mineira. Tal aproximação faz parte do plano de atuação da atual diretoria, que é representada pela Dra. Ilka Santos Pinto.  A Diretoria da AMIMT agradece aos Drs. Lucas Cândido e Armando Fortunato pela organização do evento.