home
história faq sugestões legislação links noticias associar-se estatuto diretoria história história faq sugestões legislação links noticias associar-se estatuto diretoria história
 
 
NOTÍCIAS
Saiba como foi a última Reunião Científica da AMIMT!
19-06-2017
 
homevoltar

No dia 07 de junho, aconteceu, no CRMMG, a quinta Reunião Científica da AMIMT de 2017.

O tema, GESTÃO DE ABSENTEÍSMO, foi abordado pelo Médico do Trabalho Dr. André Mendes, que teve como debatedor o professor Dr. Hudson Couto.

O palestrante iniciou a abordagem apresentando um diagrama em que a Medicina do Trabalho apareceu centralizada e relacionando-se diretamente com o trabalhador, diretores das empresas, planos de saúde, RH, familiares, sindicatos, engenharia de segurança do trabalho e departamento jurídico/trabalhista. A seguir, mostrou como o médico do trabalho pode e deve argumentar com os gestores acerca do absenteísmo, uma vez que todos atuam em conjunto na busca de uma gestão eficiente.

Além disso, Dr. André Mendes comentou sobre atestados médicos falsos, “graciosos” e “generosos”; citou o absenteísmo contumaz, afirmando que, em sua maioria, trata-se de uma questão administrativa e não médica.

Apresentou, por meio de gráficos e tabelas, os modelos de controle de absenteísmo utilizados por ele, sinalizando o absenteísmo médico e os objetivos numéricos almejados pelas empresas e orientou sobre a demonstração de custos, valores e retorno de investimentos quando da negociação com a diretoria, demonstrando fórmulas para cálculo de absenteísmo. Continuou abordando um estudo relacionando absenteísmo e vacinação; mencionou a qualidade e a confiabilidade dos dados que serão apresentados à empresa, afirmando que o tempo de resposta é importante para as resoluções.

Por fim, citou ferramentas e recursos de informática que auxiliam o médico do trabalho nesta missão.
Foi aberto um debate com várias perguntas da platéia, que interagiu entre si e com o palestrante. O moderador da mesa, Dr. Hudson, fez diversas considerações e também elaborou perguntas que foram discutidas com a platéia. Alguns ouvintes explanaram sua prática rotineira no assunto.

Tratou-se de um evento muito produtivo, uma oportunidade para esclarecimentos e orientações sobre um assunto de difícil comando e de muito interesse na atividade diária do médico do trabalho.

PROGRAME-SE PARA PARTICIPAR DO CURSO QUE ACONTECERÁ NO DIA 5 DE AGOSTO SOBRE A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO, ATUAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, ACESSIBILIDADE E CARACTERIZAÇÃO DE DEFICIÊNCIA- TEORIA E EXEMPLOS PRÁTICOS!!!

VEJA AS FOTOS:

 

 
 
Gestão de Interação Digital Área Médica: JPonce
históriafaqsugestõeslegislaçãolinksnoticiasassociar-seestatutodiretoria história