AMIMT

Agenda

Curso de Leitura Radiológica das Pneumoconioses

O treinamento em Leitura Radiológica das Pneumoconioses é feito através de cursos específicos, ministrados por profissionais que desenvolvem atividades rotineiras e assistência técnica na área e que possuem certificação, obtida por meio de uma avaliação objetiva de proficiência no método.

QUEM ESTÁ HABILITADO A SE INSCREVER NOS CURSOS DE TREINAMENTO?

Estão habilitados para admissão no curso, médicos das especialidades de Radiologia, Pneumologia, Medicina do Trabalho e outras especialidades de Clínica Médica. Os candidatos devem possuir título de especialista válido, concedido pelas respectivas sociedades de especialidade, OU, o Registro de Especialista junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de atuação. Adicionalmente, os médicos das especialidades de Medicina do Trabalho e de áreas de Clínica Médica, diferentes de Pneumologia, deverão fazer um teste prévio em Radiologia Torácica. O teste é gratuito, disponível na FUNDACENTRO/São Paulo e em algumas regionais do Colégio Brasileiro de Radiologia.

COMO OS CURSOS SÃO ORGANIZADOS?

Atualmente, o curso é oferecido em um módulo de 28h, distribuídas em 3½ dias de atividades. Normalmente são oferecidos 2 cursos anuais. Cada curso comporta 24 alunos. As vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • 12 vagas para Radiologistas
  • 6 vagas para Pneumologistas e/ou outras especialidades ligadas à Clínica Médica.
  • 6 Vagas para Médicos do Trabalho.

O curso exige a participação presencial dos médicos em 100% da programação. No momento, estão sendo realizados em Belo Horizonte e Curitiba, por haver viabilidade de estrutura e facilidade de organização técnica nestas cidades. Os cursos são apoiados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

QUEM DEVE FAZER O CURSO?

O curso destina-se a médicos que tem oportunidade e condições técnicas de aplicar a classificação radiológica de forma rotineira. Não é indicado para profissionais que tenham apenas a intenção de conhecer o método ou poucas oportunidades para aplicar o método. O curso qualifica médicos para iniciar atividades de Leitura Radiológica.
Ao final do curso os médicos estarão aptos a:

  •  Compreender os objetivos, utilização e o texto da classificação radiológica.
  •  Aplicar o método de forma correta.
  • Entender o alcance e limitações da Classificação Radiológica.

Após o treinamento, a prática regular irá consolidar, de maneira gradativa, a experiência do profissional.
Feitas as considerações acima, é importante assinalar:

O curso qualifica, porém não avalia a proficiência do leitor. A proficiência é avaliada através de exames objetivos específicos (Ex: “B Reader” ou AIR-Pneumo) e, em caso de aprovação, o médico é considerado Certificado. O exame “B Reader” é feito nos Estados Unidos, e aberto à participação de interessados. O exame AIR-Pneumo é oferecido no Brasil, ainda de forma restrita.

As Portarias 223 e 236 de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego solicitam, especificamente, que os laudos dos exames radiológicos periódicos de tórax sejam feitos por médicos qualificados e/ou certificados.

COMO FAZER PARA SE CANDIDATAR AO CURSO?

Radiologistas: as solicitações devem ser dirigidas à Sociedade de Radiologia de Minas Gerais que mantêm uma lista de candidatos por ordem de solicitação (tanto para os cursos de Belo Horizonte quanto Curitiba). Contato: 31 3273- 1559 ou mail srmg@srmg.org.br (Sr. Israel Catizani).

Pneumologistas e outras especialidades clínicas: entrar em contato com a FUNDACENTRO/SP, através do telefone 11 3066-6032 ou mail bruno.ribeiro@fundacentro.gov.br (Sr. Bruno Ribeiro).

Médicos do Trabalho: entrar em contato direto com a FUNDACENTRO/SP, através do telefone 11 3066-6032 ou mail bruno.ribeiro@fundacentro.gov.br (Sr. Bruno Ribeiro).

Para os candidatos oriundos de especialidades clínicas que não Pneumologia e para os Médicos do Trabalho, portadores de Título de Especialista ou Registro de Especialista junto ao CRM, é conveniente que façam o teste prévio de radiologia torácica assim que manifestarem o interesse na participação. As orientações quanto ao teste prévio serão fornecidas nos respectivos locais de contato. Assim que os cursos abrirem as inscrições, os candidatos são comunicados por e-mail, obedecendo a posição na lista de espera. Os cursos são divulgados nos sites das três sociedades médicas envolvidas

LISTA DE MÉDICOS QUALIFICADOS E CERTIFICADOS

A FUNDACENTRO mantém na internet uma lista atualizada de médicos que completaram o curso de Leitura Radiológica (qualificados) a partir de 1994, assim como médicos que possuem certificação, com informações sobre o Estado da Federação de origem e o ano do curso e/ou certificação. Acesse em: http://www.fundacentro.gov.br/conteudo.asp?D=SES&C=1496&menuAberto=1489

 

O Programa Completo está disponível aqui: PROGRAMA DO CURSO DE LEITURA RADIOLÓGICA DAS PNEUMOCONIOSES .